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O que é SEO?



O que é SEO?

O que é SEO?


SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que são utilizadas para

a otimização de páginas, sites e blogs. Entre os principais objetivos do SEO, destaca-

se alcançar um bom rankeamento orgânico no Google, aumentando o tráfego e

autoridade para suas páginas.


Quais os benefícios do SEO?


Não basta criar um site, um blog ou uma página na web e não saber como otimizá-los.

O SEO é de extrema importância para um site, quando realizado da maneira correta,

sua empresa aumenta o faturamento, atrai mais clientes, aumenta o tráfego nas suas

páginas, capturar mais leads e terá mais autoridade dentro da maior plataforma de

pesquisa do mundo, o Google.

Já imaginou seus produtos aparecendo na primeira página, os clientes procuram e a

sua empresa sempre em destaque sendo a respostas para as pesquisas feita por

eles? Isso é algo impressionante!


Como Rankear no Google?


Você já deve ter ouvido falar em Marketing Digital, viu em propagandas no Youtube,

Instagram, entre outras plataformas.

As empresas que investem em marketing digital têm algo em comum, querem alcançar

as primeiras posições no mecanismo de busca e para isso é preciso ter conhecimento

sobres as estratégias específicas para a otimização.

A concorrência dentro do Google está cada vez maior, talvez você nem imaginasse

que há técnicas por trás de todas as páginas bem posicionadas.

Podemos destacar alguns fatores, baseados em estudos de muitos profissionais,

como os principais para um bom posicionamento. Vamos falar um pouco sobre eles.


One Page


One Page, são os fatores que devem ser trabalhados dentro da sua página ou site, são

de grande importância para o mecanismo de busca, relaciona a pesquisa do usuário

ao seu conteúdo. Confira os principais fatores de On Page:


Conteúdo de Qualidade


Podemos dizer que existem 2 fatores principais para rankear no google: o Link

Building e o conteúdo bem desenvolvido.


Segundo estudos, o algoritmo do Google procura conteúdos de qualidade, que tragam

muita informação a quem está lendo, ou seja, um conteúdo bem trabalhado aumenta

as chances das suas páginas subirem para as primeiras posições das SERPs.


Tamanho de Conteúdo


O tamanho do conteúdo tem uma influência direta no ranking do Google. Uma

pesquisa realizada diz que a média de tamanhos dos conteúdos devem ser,

aproximadamente, 2.500 palavras.


O Google avalia os conteúdos mais completos e que responda o que está sendo

procurado.


Title ou Título Interno


O Title deve ser algo bem destacado na sua página, é o título que o leitor irá ver

quando já tiver acessado o seu conteúdo.


O objetivo do título interno é despertar o interesse do leitor que já acessou a sua

página, ler o conteúdo até o final.


Elabore um bom título, pois ele é a primeira impressão que o leitor terá do seu texto. O

título deve despertar a curiosidade do leitor.


Demore o tempo que quiser, mas pense bem e foque em um bom título. O Título de

On Page não possui limite de caracteres. Tente causar esses sentimentos no seu

leitor:


Curiosidade

Benefícios da Leitura

Promessas que serão cumpridas

Utilizar a palavra-chave


SEO Title


O SEO Title é o título que mostra nas SERPs e tem como função, levar o leitor até o

seu conteúdo. Veja abaixo o exemplo de SEO Title:


IMAGEM


Esse fator é um dos que apresenta maior importância para seu rankeamento e que

garante uma taxa alta de cliques (CTR) em seus conteúdos. Veja as principais

técnicas para um excelente SEO Title:

aproximadamente 55 caracteres;

deve ser bem objetivo;

palavra-chave a esquerda


URLs Amigáveis


O Google também analisa o uso de palavras chaves na URL e quanto mais amigável a

sua URL for, melhor será seu rankeamento. Veja um bom exemplo de uma URL

amigável:


IMAGEM


Tente utilizar a URL simples e informativa, quanto menos elementos, além da palavra-

chave, maior a chances de rankeamento. Uma dica fundamental relacionada a URL é:

nunca atualize sua URL depois que um conteúdo já estiver indexado.


Mas afinal de contas, como ter uma URL ideal?


inclua a palavra-chave;

tenha no máximo um subdomnínio;

fácil interpretação e curta;

separe sempre por hífen pois o Google não lê espaços;

relacione ao título de post.

Você viu técnicas para uma boa URL, porém, têm coisas que devem ser evitadas na

hora da escolha do endereço de sua página. Veja:

Número nas URLs;

URLs gigantes;

evite pontos, letras maiúsculas, caracteres indevidos;

abusar de subdomínios;


Heading Tags


Os headings são de grande importância para a identificação de conteúdos existentes

na página. Podemos observar até 6 headings em um código. Apresente o conteúdo

mais importante (H1) e seus subtítulos (H2 a H6). São fundamentais para você

mostrar ao Google a hierarquia das informações do seu conteúdo.


A hierarquia de um conteúdo mostra ao Google as informações mais importantes do

seu conteúdo, facilita a interpretação dos crawlers, mostra os principais temas

abordados no posto e otimiza a leitura dos textos.


Vamos mostrar na prática.


Utilize sempre o H1 na palavra-chave de suas páginas, de preferência no título.

Utilize long tails nos intertítulos e tenha apenas um H1 por página. O headings H4 em

diante são mais estéticos.


Palavra-chave: como utilizar?


O ideal em um texto é utilizar da maneira correta. Utilize no H1 Title Page e quando

possível, em pelo menos um H2. É essencial que a sua palavra-chave apareça no

começo do conteúdo.


Colocando a sua palavra-chave em H1, o Google entenderá qual a proposta do seu

assunto. Utilize as palavras de forma natural, não fique repetindo e forçando para que

ela apareça várias vezes.


Permanência na Página


Quando uma pessoa acessa o seu conteúdo e permanece em sua página, o Google

identifica que a pessoa está satisfeita com o conteúdo e isso vai melhorar ainda mais o

seu rankeamento.


É um dos principais fatores para um bom posicionamento.


Se você não tem um conteúdo de qualidade, o leitor acessa a sua página e logo em

seguida volta para a SERPs, isso resultará em rejeição e o Google vai entender que

seu conteúdo não agrada a quem lê. O bom conteúdo é extremamente importante.


Existem algumas técnicas que ajudam a fazer com que o seu leitor permaneça em sua

página. Veja algumas:


. conteúdo de qualidade;

. tenha uma boa introdução que ajude a convencer o leitor a permanecer e fazer a

leitura até o final.

. apresente benefícios em seus textos;

. frases de conexões – utilize expressões e perguntas que mantenham a curiosidade

durante a leitura.


Alt Text


Você já deve ter visto imagens com nomes estranhos e que não fazem sentido

“794745.jpg”. É um grande erro!


O Alt Text é o principal fator para uma imagem, é mais uma forma de apresentar ao

Google, o foco do assunto. É fundamental para as buscas de imagens no Google.


Tamanho da Imagem


As imagens com mais peso comprometem o carregamento da sua página, o Google

também leva em consideração esse tópico.


Links Internos


Os links internos tem grande relevância, é a forma que você diz ao Google que

aqueles links são páginas importantes para o seu site ou blog. A partir dos links

internos, os crawlers analisam a experiência dos usuários nas postagens e para quais

conteúdos você os está enviando.


Design Responsivo


Devido ao grande crescimento da tecnologia, como smartphones e tablets, os acessos

via mobile aumentaram significativamente e com toda inteligência do Google, isso

também se tornou um fator primordial.


O Google dá prioridade a sites mobile friendly durante o processo que define o

posicionamento das páginas. Caso sua página não esteja adaptada para uma boa

visualização em aparelhos mobile, você perderá muitas posições no SERPs.


Tempo de Carregamento


Você já acessou algum site e mesmo com uma internet rápida o site demora a

carregar? Pois é, atualmente, os usuários são impacientes na hora de esperar um

carregamento, esperam no máximo 3 ou 4 segundos até que uma página carregue.


As páginas que demoram a carregar costumam apresentar um baixo rankeamento,

portanto, otimize suas páginas para um carregamento rápido.


Meta Description


O Meta Description explica ao usuário o conteúdo abordado no link. Deve-se utilizar

para atraí-lo para a leitura. Tem grande influência na taxa de cliques em seu site e por

isso, é fundamental que siga algumas regrinhas para atingir bons resultados.


. utilize a palavra chave pois ela aparece em negrito nas SERPs;

. resuma e induza o leitor a ler seu conteúdo;

. tenha aproximadamente 150 caracteres;

. não dê informações falsas;

. não utilize pedaço da introdução.


Botão de Compartilhamento


Os botões de compartilhamento são uma prática fundamental para você adquirir uma

página totalmente otimizada. Pense sempre na experiência e facilidade do usuário,

apresente botões de compartilhamentos visíveis e bem localizados. Facilite a vida do

seu leitor ou cliente.


Off Page


Os fatores Off Page são os externos ao seu site, o Google valoriza muito esses

tópicos. Os fatores Off Page representam a autoridade do seu site/conteúdo e como

as pessoas são beneficiadas por ele. Citamos o Wikipédia como uma página bem

otimizada. As pessoas precisam apontar links para você, falar de seu conteúdo e

assim, mais backlinks você receberá.


Os backlinks são os links que outros sites apontam para o seu. Quanto maior a

quantidade de sites externos e de relevância apontando para o seu, mais autoridade

você terá. Essa é mais uma confirmação de que uma página com bom conteúdo, será

melhor rankeada.


Link Building


O Link Building é parte mais essencial do SEO Off Page. É por meio dele que você

garante a autoridade do seu conteúdo e do seu domínio. Um site conceituado que

aponta um link para o seu site, estará mostrando ao Google que você tem autoridade

para falar daquele assunto. Como consequência, o Google entenderá que seu

conteúdo é bom e o posicionará positivamente na SERP.


O Link Building funciona como indicações. Sites que criam links para você mostram

que o seu conteúdo é bom. Quanto mais indicações você receber, melhor será seu

posicionamento.


Sites de alta e até menos de pequena relevância podem ajudar positivamente o seu

conteúdo ou página. Receber links de sites que tenham autoridade sobre o assunto

que você está falando também é importante e fundamental.


Autoridade


Para tornar-se autoridade o principal fator é o Link Building. Também existem outras

formas de autoridade:


domínios mais antigos possuem mais autoridade aos domínios mais recentes;

a quantidade de conteúdos postados também influencia na autoridade.


Localidade


O Google procura apresentar resultados de pesquisas de acordo com sua localidade e

isso é um fator que influencia diretamente no SEO.


Redes Sociais


Sabemos que redes sociais estão presentes em nossa rotina, em todo lugar, em todo

instante. As menções nas redes sociais influenciam os rankings do seu site. Faça

posts que agradem seu público. Também influencia diretamente na autoridade.


Nota-se a grande importância de um SEO bem feito, ele influencia diretamente no seu

público, vendas, compartilhamentos e interações. O Search Engine Optimization é

fundamental para o crescimento empresarial e é um trabalho que deve ser feito

constantemente.


Muitas empresas, com grande potencial, param no meio do caminho porque não

sabem como ter um SEO eficiente.


Existem agências que oferecem esse serviço, mas vale a pena investir em SEO? Depois desse conteúdo, pode-se notar que se você não trabalha SEO, provavelmente não está sendo visto e está perdendo muito dinheiro.


Se você pensa em ter um E-commerce, trabalhe o SEO, tenha uma equipe em sua

empresa especializada nesse serviço. É algo fantástico e que trará grandes resultados

para você. Mas qual empresa é a empresa ideal para SEO? Vou lhe mostrar agora.


A WebMundi é uma empresa extraordinária, especializada em páginas web, SEO,

Adwords, gestão de mídias sociais e muitos outros serviços para o crescimento do seu

site.

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