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Como funciona a Jornada do Cliente?



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A jornada do cliente trata-se de um conjunto de etapas que a pessoa passa antes de finalizar uma compra, desde o conhecimento da sua marca até a tomada de decisão. Cada etapa corresponde à quantidade de informações que o lead tem sobre a sua empresa e sobre os seus serviços


Cada etapa da jornada do cliente é importante para direcionar suas estratégias de atendimento, o processo de atendimento ao cliente é extremamente importante para transformar um lead em um comprador durante o caminho que ele segue na jornada. 

 

A jornada do cliente é dividida em alguns estágios, que representam a situação atual da pessoa em relação a compra, se o lead não está preparado para escolher seu produto, então ele não efetuará a compra. A partir do momento que você entender como funciona a jornada do cliente, você terá mais facilidade em conduzir o seu público nesse caminho e conseguir aumentar o número de suas vendas. 

 

Não são todas as pessoas que vão entrar na jornada do cliente e se tornarão compradores fiéis, alguns permanecerão e outros irão entrar na jornada do meio para o final. Os clientes que já efetuaram alguma coisa em sua empresa, por exemplo, eles não seguirão a jornada da compra, pois já tem conhecimento sobre sua empresa e sobre seu produto provavelmente. 

 

O caminho que um lead faz até tomar a decisão de adquirir o produto é muito importante para criar estratégias de Marketing e de vendas, quanto mais conhecimento você tiver sobre a jornada, mais fácil vai ser guiar o lead até a compra. Cada estágio tem ligação com a quantidade de informações e entendimento que o lead tem sobre a sua empresa


Você deverá apresentar soluções para o que seu cliente precisa, e ajudá-lo a entender sobre a sua própria situação.

Confira os passos da Jornada do Cliente: 

 

1- Descoberta

 

A primeira coisa que você deve fazer é manter o foco em chamar a atenção e em ser convidativo, a primeira fase da jornada é a descoberta dos produtos e serviços da empresa, forneça informações sobre sua empresa, passando a imagem de integridade e comprometimento. 

 


2- Entendimento

 

A segunda etapa da jornada é fazer com que o lead entenda sobre seu produto de uma forma mais detalhada e clara, você não deve focar em vender nesse momento, procure esclarecer a situação pelo qual o lead está passando e a solução que ele precisa. 
Ajudar o público a entender o seu produto traz inúmeros benefícios na hora da tomada de decisões. 

 

3- Consideração 

 

Considere as opções que você apresentou e tente encaixar nas necessidades da pessoa, essa é a hora para mostrar o seu produto e tudo o que ele oferece, convença o cliente que o seu produto é a melhor opção. 

 

4- Decisão 

 

Esta é a etapa que o cliente já tem certeza que seu produto é ideal para ele, agora seu trabalho é garantir que o cliente feche a compra. A etapa da decisão é o momento em que o lead decide se vai ou não adquirir o seu produto e fechar a compra. 

 

5- Avaliação 


É nessa etapa que você entende se as expectativas do seu cliente foram supridas, e se ele foi cativado pelo atendimento da sua empresa. 

Todas as etapas da jornada do cliente tem como objetivo a conversão da venda, é importante criar um relacionamento com o cliente, oferecendo a ele a melhor experiência possível.

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