Olá, esse é mais um blog da WebMundi e vamos falar sobre as principais diferenças entre E-commerces e Marketplaces. Fique na leitura e comece a entender melhor cada canal para iniciar o seu negócio online.
A palavra "e-commerce" é uma adaptação de Eletronic Commerce ou em português, Comércio Eletrônico. Esse sistema baseia-se em qualquer ação realizada por meio de dispositivos digitais, como smartphones, tablet e computadores.
O E-commerce ou Comércio Eletrônico é a comercialização de serviços e produtos gerais por meio da internet. Para exemplificar um E-commerce podemos indicar a lojamundi.com.br.
A mistura das palavras market e place, mercado e local, formam o termo maketplace. Podemos dizer que a palavra representa um determinado local onde as pessoas realizam vendas, compras e trocas de produtos.
O marketplace disponibiliza diversos produtos de diferentes lojistas em um único local. Um grande exemplo de MarketPlace é a famosa amazon.com.br.
Vamos tentar deixar um pouco mais claro sobre as diferenças. Os Marketplaces vendem variados produtos de diversos lojistas e o E-commerce dispõe de várias mercadorias de um único lojista.
Para entender o funcionamento de um E-commerce é muito fácil. Dentro dessa plataforma ocorre as seguintes ações: divulgação ou exposição do produto, pagamentos e a entrega de mercadorias.
Claro que existem outros processos dentro desse ramo como marketing, atendimento, logística e pós venda, mas basicamente é isso.
Funciona como um "shopping virtual", onde uma marca maior hospeda muitas lojas virtuais. É uma maneira de diversos negócios oferecerem o mesmo produto e o cliente escolhe qual opção vai lhe agradar mais.
O Submarino, Americanas e Amazon são grandes exemplos pois vendem produtos de seus estoques e produtos de outras empresas ou negócios.
Vender pela internet tem suas enormes vantagens, você não precisa ter uma loja física pra isso, apenas um espaço para estocar produtos e enviá-los aos seus clientes, assim, diminui significativamente os custos de uma loja física.
Com um comércio virtual também é possível analisar a jornada de compra de seus clientes, analisar resultados, como o número de pessoas que visualizaram um produto e sem falar que é um comércio que não fecha. Seus produtos podem ser vistos 24 horas por dia, tendo uma grande vantagem sobre uma loja física.
Como todo bom negócio, você deve ter estratégias na hora de divulgar seus produtos. O Comércio Virtual já apresenta grande potência no mercado e cresce a cada dia. Graças a modernidade do uso de celulares para realizar pesquisas e compras, o comércio virtual é o futuro para grandes empresas.
Sabendo disso, podemos dizer que é preciso estar sempre atualizado as novidades, caso você possua um e-commerce, adaptá-lo para o uso de mobile, atendendo o público que preferem utilizar a compra a partir de um smartphone ou tablet.
Veja algumas estratégias que vão te ajudar:
utilizar redes sociais para divulgações;
Marketing Digital é essencial para o crescimento de um Comércio Virtual;
ter relacionamento personalizado com seus clientes.
Existem outros tipos de serviços que podem impulsionar seu negócio, como SEO, Gerenciamento de Mídias, Cartões Digitais, etc. Todo tipo de negócio online necessita de uma boa estratégia e conhecimento para as melhorias.
A WebMundi é uma empresa especialista em serviços de Marketing Digital e muito mais. Entre em contato para mais informações. Ligue 0800 608 8700 e aproveite!
A Webmundi criou a Logomarca e Website Casa da Montanha com sistema de reservas.
A Webmundi criou a Logomarca e o E-Commerce do site CompreiDireto.
Logomarca para o produto de VideoConferência criado pela WebMundi, OxConnect.