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Marketing Digital - 9 Benefícios



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Marketing Digital - 9 Benefícios

Olá, esse e mais um blog da WebMundi e hoje vamos mostrar os principais benefícios do Marketing Digital para sua empresa, desde autoridade até o ótimo custo-benefício. Continue com a leitura e confira!

Notamos no nosso dia a dia que o crescimento da internet transformou a vida das pessoas. Você em algum momento estava com dúvida sobre um assunto e para entender melhor, a internet foi a solução? Isso acontece constantemente, a internet é o maior meio de aprendizado e está se tornando um dos maiores meios de negócios.

Com a internet em constante evolução, as empresas necessitam caminhar junto para não ficarem para trás e é ai que entra o tão falado Marketing Digital. Estudos mostram que um marketing digital bem elaborado é capaz de aumentar o crescimento de seu negócio, fazendo pequenos empresas competirem com gigantes.

Vamos agora ao Top 9 de benefícios do Marketing Digital. 

1. Presença na Internet

Se você reparar bem poderá perceber que ao apresentar sua empresa, o cliente gosta de saber se possui site ou redes sociais. Conhecer a identidade da marca é uma das principais formas de transmitir confiança e segurança antes de qualquer compra ou acerto. 

Você sabia que o Facebook é mais acessado que o próprio Google? Incrível né! 

É extremamente importante que você seja visto na internet, afinal, os consumidores estão sempre navegando na web em busca de informações, produtos, interação e muito mais. Acredite, se você não aparece em redes sociais, o seu concorrente vai ocupar o lugar da sua empresa.

2. Gerar um compromisso

A internet nos permite atrair diversos clientes e aumentar as possibilidades de vendas, permitindo criar fidelidade de clientes para com sua empresa.

Um grande diferencial que a comunicação digital trouxe é que ela não é uma via de mão única. As marcas podem mostrar conteúdos relevantes, muito além da publicidade puramente comercial, e os clientes podem responder e interagir com as empresas.

Por meio dessa interatividade, os laços que se criam entre empresas e consumidores são bem mais fortes. E, num cenário em que há muita disputa, conquistar o engajamento da persona é essencial para se manter na sua lembrança.

3. Monitorar a Jornada de Compras.

Antigamente, a jornada de compra dos clientes era muito mais simples. Primeiramente ele via uma propaganda no jornal ou na TV, dirigia-se até a loja e fechava a compra lá mesmo, assim como o pagamento. Atualmente a jornada de compra está muito mais digital.

Hoje é possível pesquisar preços pelo computador, smartphone, comprar pelo e-commerce. É tudo mais prático e isso torna a jornada de compra digital, muito mais acessível. Preferência dos consumidores.

O Marketing digital permite acompanhar todo esse processo da jornada de compra, todos os canais que o cliente passa ( sites, Facebook, Blog, Loja Virtual etc. O cliente ainda pode resolver problemas e dúvidas por meio desses canais.

4. Fidelização dos clientes

Existe uma grande importância após a realização de uma venda, manter o contato com seu cliente para estimular uma nova compra ou uma indicação da marca para outras pessoas. A divulgação boca a boca mostrou ter um grande resultado.

As estratégias de marketing que fazem parte da fidelização de clientes, geralmente, costumam ter ais resultados do que o processo de aquisição, processo trabalhoso e custoso.

Outra boa estratégia do marketing digital são as ofertas personalizadas enviadas por email. Resumidamente, é importante ter o contato com o cliente, conhecer bem o perfil e seus interesses, fazer com que ele sinta-se importante, fazendo com que volte a comprar com sua empresa.

5. Autoridade da Marca

Marcas que atuam de forma ativa no ambiente digital,  por meio de um blog, site e mídias/redes sociais, baseado nas estratégias de Marketing de Conteúdo, têm maiores chances de se tornar uma marca de autoridade.

Através de seu conteúdo, resolve dúvidas, esclarece conceitos e mostra que domina os assuntos de seu mercado. Mas o que a empresa obtém disso?

Dessa forma, torna-se referência para os clientes, que passam a confiar mais na empresa, bem como nos tomadores de decisão, nos meios de comunicação, até nos concorrentes, que começam a citar também em seu conteúdo.

Uma das provas da autoridade da marca é o seu posicionamento nos resultados de pesquisa do Google. Alcançar as primeiras posições significa que sua marca é uma referência no assunto foco.

Dessa forma o seu negócio atrai mais pessoas e aumenta a confiança no que você produz. Afinal, é natural confiar mais naqueles que entendem o assunto.

6. Concorrer com Grandes Empresas

Freqüentemente, uma pequena empresa tem medo de adotar uma estratégia de marketing digital porque sente que estará em desvantagem em comparação com seus grandes concorrentes. No entanto, essa diferença é muito mais acentuada no marketing offline, que geralmente requer investimentos mais robustos.

A publicidade na televisão, nos jornais ou no rádio não é viável para a maioria das pequenas e médias empresas, o que apenas destaca as que têm mais dinheiro.

O ambiente online, por outro lado, oferece uma melhor correspondência para essa diferença. Você já pode obter ótimos resultados, mesmo sem investir na mídia.

Com artigos consistentes em um blog corporativo e redes sociais, por exemplo, você já pode atrair pessoas interessadas e envolver o público. E se uma pequena empresa deseja investir em mídia paga, pode começar com um orçamento pequeno e produzir ótimos resultados.

O importante é que as estratégias sejam direcionadas ao público certo e que as técnicas sejam executadas profissionalmente - com eficiência e qualidade - mesmo que os recursos sejam limitados.

7. Personalizar as ofertas 

Personalizar a comunicação é melhor do que direcionar o público-alvo por email e contatos de marketing. Afinal, mesmo dentro de um segmento de público, cada indivíduo tem um perfil diferente e vive momentos diferentes da vida. 

É por isso que a personalização é uma força importante no marketing atual, especialmente porque o marketing digital permite criar conteúdo e ofertas exclusivos para cada pessoa.

Como a internet faz isso? Como explicado anteriormente: é possível conhecer várias informações sobre cada usuário, desde seus interesses até seu histórico de navegação, subjacentes às estratégias de personalização.

8. Segmentar o público


Diferentemente da mídia tradicional, na Internet, você pode conversar com um público muito específico interessado em um produto ou serviço. Embora o potencial de disseminação da Internet seja enorme (e também seja um dos benefícios do marketing digital), seu principal diferencial é o poder da segmentação do público.

A segmentação é possível a partir do primeiro contato do visitante com a marca por meio de um anúncio social, por exemplo. Isso torna a experiência de compra mais satisfatória e gera um sentimento positivo para o usuário, que receberá apenas conteúdo direcionado sobre seu perfil, interesses e comportamentos.

A segmentação é possível a partir do primeiro contato do visitante com a marca por meio de um anúncio social, por exemplo. Isso torna a experiência de compra mais satisfatória e gera um sentimento positivo para o usuário, que receberá apenas conteúdo direcionado sobre seu perfil, interesses e comportamentos.

A segmentação também pode ser utilizada para fornecer conteúdos e ofertas com base nas etapas do processo de compra. Assim, o marketing por email é realizado apenas quando a empresa identifica que o cliente já está no estágio desejado (mais maduro para a compra, por exemplo).

Como a internet permite isso? Fácil:  o próprio usuário que fornece informações sobre ele mesmo, sozinho (ao preencher um formulário, por exemplo) ou através dos cookies do navegador (que seguem suas etapas na Web).

Assim, as empresas podem analisar esses dados do consumidor e desenvolver estratégias segmentadas para cada tipo de público.

9. Alcançar resultados sustentáveis


O marketing digital dispõe maneiras pagas e orgânicas de anunciar sua empresa e envolver seus clientes. Os produtos orgânicos incluem otimização de mecanismo de busca (SEO) e marketing de conteúdo que, entre outros benefícios, oferecem resultados duradouros.

Um blog nunca perde o conteúdo publicado, assim como a reputação que adquiriu ao longo do período. Eles ainda podem ser visualizados anos após a publicação e continuam a gerar hits e conversões (quando relevantes para o público).

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