CPM, CPC e CPA são formas de precificação de anúncios. Ao anunciar no Google Adwords, por exemplo, você pode pagar pelo número de vezes que seu anúncio é visto (CPM), pela quantidade de cliques que seu anúncio recebe (CPC) e pelo número de vezes seu anúncio alcança um objetivo (seja venda de um produto, inscrição em um formulário, download de um programa etc.).
Neste artigo, vou falar sobre cada um e ensiná-lo a calculá-los!
O CPM significa Custo por Mil Impressões, ou seja, você vai pagar toda vez que seu anúncio for mostrado 1000 vezes. Essa quantia já é pré-determinada.
Como você vai pagar pela quantidade de vezes que seu anúncio é visto, é bom ressaltar que deve-se anunciar em portais ou sites com grande número de visualizações.
Como a intenção desta forma de pagamento é apenas que seu anúncio seja visto, ou seja, não precisa ter clique e nem conversão, é mais comumente utilizado em campanhas de branding que têm como objetivo aumentar a consciência de marca de uma empresa ou produto.
Imagine que uma campanha será feita no Google Ads ou Facebook Ads da segunte maneira:
1) 10.000 impressões de anúncios com um CPM de R$ 5;
2) 10.000 impressões de anúncios com um CPM de R$ 7;
Nesse caso, qual seria o custo total desses anúncios? Para calcular o Custo por Mil Impressões ou o custo total, utilize a seguinte fórmula:
O custo total do item 1 é de 50 reais, pois:
5 = Custo/(10.000/1.000)
Custo = 5 x 10
Custo = R$ 50
Dessa forma, o anunciante gastaria R$ 120 em anúncios: R$ 5 para cada mil impressões totalizando R$ 50 e R$ 7 para mil impressões totalizando R$ 70.
Caso você escolha o CPM como forma de pagamento, tenha em mente a velocidade que seu anúncio levará para alcançar 1000 visualizações. Quanto mais rápido isso acontecer, mais dinheiro você vai gastar que que sua campanha continue aparecendo. É por isso que para quem utiliza o CPM, é importantíssimo saber se onde você está anunciando é realmente onde está seu público-alvo.
CPC significa Custo por Clique, ou seja, você vai pagar por cada clique que seu anúncio receber. Para calculá-lo, basta dividir o total gasto pelo número de cliques recebidos pelo anúncio.
Esse é o modelo utilizado para compra de palavras-chave no Google Ads. É um formato bastante utilizado para gerar tráfego em seu site.
Como o orçamento é baseado no número de cliques, é mais fácil de controlar e ajuda a entender o tipo de público que está recebendo em sua página. Então se você começou a anunciar agora, opte por esse método.
CPA significa Custo por Aquisição, ou seja, você pagará somente se seu anúncio cumpriu um objetivo específico (venda de um produto, download de um arquivo, preenchimento de um formulário etc). Explicando melhor, se alguém viu seu anúncio e clicou nele, você ainda não pagará nada! Se depois que ele clicou, comprou um produto, por exemplo, agora sim, você vai pagar.
De todas as 3 opções de pagamento, esta é a mais cara, pois você só pagará quando o objetivo da sua campanha for alcançada. É um formato mais indicado para quem já tem lucros de margens amplas em seus produtos.
O que costuma dar aval para a área de Marketing Digital continuar crescendo e recebendo investimento é justamente ter um custo por aquisição que seja lucrativo perto do preço médio de venda dos produtos/serviços. Por isso, apesar de depender também do time de vendas, é um indicador essencial para o marketing.
Para se calulcar o CPA, utiliza-se a seguinte fórmula:
Imagine que você tenha uma empresa que venda produtos para Telefonia IP. Se você gastou R$1000,00 em anúncios online e vendeu 100 produtos, seu CPA foi de R$10,00
CPA= 1000/100
CPA=10
Qualquer que seja sua escolha, é importante fazer testes para saber qual a sua realidade! Escolha canais onde sua persona, público-alvo está! Assim você conseguirá melhores resultados.
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