Criar uma persona é essencial para a sua empresa. Esse passo é um do mais importantes na estratégia de Marketing. Você sabe o que é persona?
Trata-se da documentação de um personagem fictício que vai representar o seu público ideal. A persona é baseada nas necessidades de seu cliente e também em características demográficas, como a idade, emprego, salário, localização, interesses, dores e outras características. Trace uma estratégia para saber o tipo de linguagem que sua empresa deve usar para atingir o tipo de persona.
Conhecer quem compra seus produtos é muito importante para desenvolver o que sua empresa vende, assim, ficará muito mais fácil de se comunicar com seu cliente, mostrando que você entende as dores dele e que tem o que ele realmente precisa.
Usar os seus clientes como base é uma boa estratégia para montar uma persona, dessa forma é mais fácil começar a estudar os perfis. Foque em clientes satisfeitos e insatisfeitos, aprendendo como você pode melhorar o produto oferecido para agradar o máximo de pessoas.
Como montar uma persona?
Não é algo difícil de se fazer, basta responder as perguntas certas e usar essas informações a favor da sua empresa de uma forma produtiva, beneficiando ambos os lados, para que as decisões sejam tomadas direcionadas àquele perfil que você traçou.
Muitas vezes esses dois conceitos são confundidos, porém persona e público alvo não são sinônimos.
Exemplo de Público Alvo:
Exemplos de Persona:
Conseguiu ver a diferença?
O público alvo é uma visão mais abrangente do tipo de pessoa que adquire seus serviços e produtos. A persona é uma pesquisa mais detalhada, a representação do cliente ideal de sua empresa, de uma forma mais humanizada.
Tem toda a diferença entre fazer uma estratégia baseada em uma persona e fazer baseada em um extenso público alvo. É muito importante saber a diferença entre esses dois.
A resposta é sim, esse passo é um dos mais importantes em sua estratégia de Marketing. A criação de persona auxilia muito no momento de enviar mensagens às pessoas certas, tendo assim, grandes chances de sucesso e de resultados positivos.
Quando a empresa não cria uma persona, é possível que sua estratégia se perca e acabe não funcionando, então esse passo é extremamente importante para o Marketing de qualquer empresa dar certo.
Quando você criar as personas, sua empresa estará pronta para se comunicar de forma correta com seus potenciais clientes. Monte uma estratégia baseada na jornada de compras da persona que você criou. Você verá que utilizando essa estratégia a comunicação com os seus clientes será muito mais direta e você conseguirá atingir as dores de todos eles, estudar o seu público é algo extremamente importante para garantir o sucesso de sua empresa e atrair cada vez mais pessoas.
Este foi um Blog da Webmundi sobre persona e sua importância no Marketing Digital. Esperamos tê-lo ajudado!
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