ROI significa Retorno sobre Investimento (em inglês, Return On Investment), ou seja, mostra se está valendo a pena ou não investir em determinados canais! Para calcular o ROI, é preciso levantar a receita total, subtrair dela os custos e dividir esse resultado também pelos custos.
Muitas empresas analisam resultados de campanhas por achismo! Com o Marketing Digital, hoje é possível analisar com precisão o resultado do seu investimento.
Com o ROI, é possível saber o quanto a empresa está ganhando ou perdendo em diferentes canais! É com base no ROI que você poderá traçar metas tangíveis para sua empresa ou produto!
O cálculo do ROI é bem simples:
Imagine que sua empresa ganhou R$500.000,00 e os custos totalizaram R$100.000,00. Utilizando a fórmula acima:
ROI = (R$500.000,00 - R$R$100.000,00)/R$100.000,00
ROI = R$400.000,00/R$100.000,00
ROI = 4
Então, o que significa o ROI ser 4? Significa que o Retorno foi 4 vezes maior que o investimento! ou 400% de retorno!
O ROI é um indicador eficaz para qualquer tipo de investimento que você faz, pois vai lhe permitir ver se está dando ou não resultado! Investidores também olharão para esta métrica quando forem investir em sua empresa.
Esta métrica também permite que você trace metas baseadas em resultados possíveis de se alcançar! Permite também estimar um prazo que este investimento trará retorno.
Você deve entender como esta métrica significa para sua empresa e como influencia nos seus objetivos.
Seu site está convertendo bem? Não está? Bom, nos dois casos, saiba que sempre tem um jeito de melhorar! Como? Para melhorá-los com base nos seus resultados, existem alguns preceitos de CRO (Conversion Rate Optimization - Otimização da Taxa de Conversão).
O benefício mais imediato do CRO é a melhora na taxa de conversão. Consiste na melhoria de uma página ou o site inteiro. Assim, você conseguiria mais conversões com o mesmo número de tráfego.
Se sua página está com uma taxa de conversão baixa devido a uma página ou um site ruim, cada dia que permanecer assim, você estará jogando dinheiro fora. Então uma pergunta que você se deve fazer é quanto eu ganharia em 1 ano se aumentasse minha taxa de conversão em 25%, 50% e 100%?
Aumentar a conversão em seu site ou qualquer que seja o canal utilizado, significa gerar mais resultados, ou seja, impactará diretamente no seu ROI.
Utilizar o CRO traz bastante benefícios, como:
1) Aumento do Lucro: não só aumenta o lucro, mas também aumenta o ROI porque a mesma estrutura é utilizada para trazer mais resultados,
2) Mais verba para tráfego: Gerando mais dinheiro para investir em tráfego, gera mais conversão, que gera mais vendas, que gera mais dinheiro para investir em tráfego!!
3) Mídia Paga: Gerando mais conversões e, consequentemente, mais vendas, você poderá investir mais em mídia paga, como Google Ads, por exemplo! Você poderá um poder maior de barganha, estando acima dos seus concorrentes.
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