SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que são utilizadas para
a otimização de páginas, sites e blogs. Entre os principais objetivos do SEO, destaca-
se alcançar um bom rankeamento orgânico no Google, aumentando o tráfego e
autoridade para suas páginas.
Não basta criar um site, um blog ou uma página na web e não saber como otimizá-los.
O SEO é de extrema importância para um site, quando realizado da maneira correta,
sua empresa aumenta o faturamento, atrai mais clientes, aumenta o tráfego nas suas
páginas, capturar mais leads e terá mais autoridade dentro da maior plataforma de
pesquisa do mundo, o Google.
Já imaginou seus produtos aparecendo na primeira página, os clientes procuram e a
sua empresa sempre em destaque sendo a respostas para as pesquisas feita por
eles? Isso é algo impressionante!
Você já deve ter ouvido falar em Marketing Digital, viu em propagandas no Youtube,
Instagram, entre outras plataformas.
As empresas que investem em marketing digital têm algo em comum, querem alcançar
as primeiras posições no mecanismo de busca e para isso é preciso ter conhecimento
sobres as estratégias específicas para a otimização.
A concorrência dentro do Google está cada vez maior, talvez você nem imaginasse
que há técnicas por trás de todas as páginas bem posicionadas.
Podemos destacar alguns fatores, baseados em estudos de muitos profissionais,
como os principais para um bom posicionamento. Vamos falar um pouco sobre eles.
One Page, são os fatores que devem ser trabalhados dentro da sua página ou site, são
de grande importância para o mecanismo de busca, relaciona a pesquisa do usuário
ao seu conteúdo. Confira os principais fatores de On Page:
Podemos dizer que existem 2 fatores principais para rankear no google: o Link
Building e o conteúdo bem desenvolvido.
Segundo estudos, o algoritmo do Google procura conteúdos de qualidade, que tragam
muita informação a quem está lendo, ou seja, um conteúdo bem trabalhado aumenta
as chances das suas páginas subirem para as primeiras posições das SERPs.
O tamanho do conteúdo tem uma influência direta no ranking do Google. Uma
pesquisa realizada diz que a média de tamanhos dos conteúdos devem ser,
aproximadamente, 2.500 palavras.
O Google avalia os conteúdos mais completos e que responda o que está sendo
procurado.
O Title deve ser algo bem destacado na sua página, é o título que o leitor irá ver
quando já tiver acessado o seu conteúdo.
O objetivo do título interno é despertar o interesse do leitor que já acessou a sua
página, ler o conteúdo até o final.
Elabore um bom título, pois ele é a primeira impressão que o leitor terá do seu texto. O
título deve despertar a curiosidade do leitor.
Demore o tempo que quiser, mas pense bem e foque em um bom título. O Título de
On Page não possui limite de caracteres. Tente causar esses sentimentos no seu
leitor:
Curiosidade
Benefícios da Leitura
Promessas que serão cumpridas
Utilizar a palavra-chave
O SEO Title é o título que mostra nas SERPs e tem como função, levar o leitor até o
seu conteúdo. Veja abaixo o exemplo de SEO Title:
Esse fator é um dos que apresenta maior importância para seu rankeamento e que
garante uma taxa alta de cliques (CTR) em seus conteúdos. Veja as principais
técnicas para um excelente SEO Title:
aproximadamente 55 caracteres;
deve ser bem objetivo;
palavra-chave a esquerda
O Google também analisa o uso de palavras chaves na URL e quanto mais amigável a
sua URL for, melhor será seu rankeamento. Veja um bom exemplo de uma URL
amigável:
Tente utilizar a URL simples e informativa, quanto menos elementos, além da palavra-
chave, maior a chances de rankeamento. Uma dica fundamental relacionada a URL é:
nunca atualize sua URL depois que um conteúdo já estiver indexado.
inclua a palavra-chave;
tenha no máximo um subdomnínio;
fácil interpretação e curta;
separe sempre por hífen pois o Google não lê espaços;
relacione ao título de post.
Você viu técnicas para uma boa URL, porém, têm coisas que devem ser evitadas na
hora da escolha do endereço de sua página. Veja:
Número nas URLs;
URLs gigantes;
evite pontos, letras maiúsculas, caracteres indevidos;
abusar de subdomínios;
Os headings são de grande importância para a identificação de conteúdos existentes
na página. Podemos observar até 6 headings em um código. Apresente o conteúdo
mais importante (H1) e seus subtítulos (H2 a H6). São fundamentais para você
mostrar ao Google a hierarquia das informações do seu conteúdo.
A hierarquia de um conteúdo mostra ao Google as informações mais importantes do
seu conteúdo, facilita a interpretação dos crawlers, mostra os principais temas
abordados no posto e otimiza a leitura dos textos.
Vamos mostrar na prática.
Utilize sempre o H1 na palavra-chave de suas páginas, de preferência no título.
Utilize long tails nos intertítulos e tenha apenas um H1 por página. O headings H4 em
diante são mais estéticos.
O ideal em um texto é utilizar da maneira correta. Utilize no H1 Title Page e quando
possível, em pelo menos um H2. É essencial que a sua palavra-chave apareça no
começo do conteúdo.
Colocando a sua palavra-chave em H1, o Google entenderá qual a proposta do seu
assunto. Utilize as palavras de forma natural, não fique repetindo e forçando para que
ela apareça várias vezes.
Quando uma pessoa acessa o seu conteúdo e permanece em sua página, o Google
identifica que a pessoa está satisfeita com o conteúdo e isso vai melhorar ainda mais o
seu rankeamento.
É um dos principais fatores para um bom posicionamento.
Se você não tem um conteúdo de qualidade, o leitor acessa a sua página e logo em
seguida volta para a SERPs, isso resultará em rejeição e o Google vai entender que
seu conteúdo não agrada a quem lê. O bom conteúdo é extremamente importante.
Existem algumas técnicas que ajudam a fazer com que o seu leitor permaneça em sua
página. Veja algumas:
. conteúdo de qualidade;
. tenha uma boa introdução que ajude a convencer o leitor a permanecer e fazer a
leitura até o final.
. apresente benefícios em seus textos;
. frases de conexões – utilize expressões e perguntas que mantenham a curiosidade
durante a leitura.
Você já deve ter visto imagens com nomes estranhos e que não fazem sentido
“794745.jpg”. É um grande erro!
O Alt Text é o principal fator para uma imagem, é mais uma forma de apresentar ao
Google, o foco do assunto. É fundamental para as buscas de imagens no Google.
As imagens com mais peso comprometem o carregamento da sua página, o Google
também leva em consideração esse tópico.
Os links internos tem grande relevância, é a forma que você diz ao Google que
aqueles links são páginas importantes para o seu site ou blog. A partir dos links
internos, os crawlers analisam a experiência dos usuários nas postagens e para quais
conteúdos você os está enviando.
Devido ao grande crescimento da tecnologia, como smartphones e tablets, os acessos
via mobile aumentaram significativamente e com toda inteligência do Google, isso
também se tornou um fator primordial.
O Google dá prioridade a sites mobile friendly durante o processo que define o
posicionamento das páginas. Caso sua página não esteja adaptada para uma boa
visualização em aparelhos mobile, você perderá muitas posições no SERPs.
Você já acessou algum site e mesmo com uma internet rápida o site demora a
carregar? Pois é, atualmente, os usuários são impacientes na hora de esperar um
carregamento, esperam no máximo 3 ou 4 segundos até que uma página carregue.
As páginas que demoram a carregar costumam apresentar um baixo rankeamento,
portanto, otimize suas páginas para um carregamento rápido.
O Meta Description explica ao usuário o conteúdo abordado no link. Deve-se utilizar
para atraí-lo para a leitura. Tem grande influência na taxa de cliques em seu site e por
isso, é fundamental que siga algumas regrinhas para atingir bons resultados.
. utilize a palavra chave pois ela aparece em negrito nas SERPs;
. resuma e induza o leitor a ler seu conteúdo;
. tenha aproximadamente 150 caracteres;
. não dê informações falsas;
. não utilize pedaço da introdução.
Os botões de compartilhamento são uma prática fundamental para você adquirir uma
página totalmente otimizada. Pense sempre na experiência e facilidade do usuário,
apresente botões de compartilhamentos visíveis e bem localizados. Facilite a vida do
seu leitor ou cliente.
Os fatores Off Page são os externos ao seu site, o Google valoriza muito esses
tópicos. Os fatores Off Page representam a autoridade do seu site/conteúdo e como
as pessoas são beneficiadas por ele. Citamos o Wikipédia como uma página bem
otimizada. As pessoas precisam apontar links para você, falar de seu conteúdo e
assim, mais backlinks você receberá.
Os backlinks são os links que outros sites apontam para o seu. Quanto maior a
quantidade de sites externos e de relevância apontando para o seu, mais autoridade
você terá. Essa é mais uma confirmação de que uma página com bom conteúdo, será
melhor rankeada.
O Link Building é parte mais essencial do SEO Off Page. É por meio dele que você
garante a autoridade do seu conteúdo e do seu domínio. Um site conceituado que
aponta um link para o seu site, estará mostrando ao Google que você tem autoridade
para falar daquele assunto. Como consequência, o Google entenderá que seu
conteúdo é bom e o posicionará positivamente na SERP.
O Link Building funciona como indicações. Sites que criam links para você mostram
que o seu conteúdo é bom. Quanto mais indicações você receber, melhor será seu
posicionamento.
Sites de alta e até menos de pequena relevância podem ajudar positivamente o seu
conteúdo ou página. Receber links de sites que tenham autoridade sobre o assunto
que você está falando também é importante e fundamental.
Para tornar-se autoridade o principal fator é o Link Building. Também existem outras
formas de autoridade:
domínios mais antigos possuem mais autoridade aos domínios mais recentes;
a quantidade de conteúdos postados também influencia na autoridade.
O Google procura apresentar resultados de pesquisas de acordo com sua localidade e
isso é um fator que influencia diretamente no SEO.
Sabemos que redes sociais estão presentes em nossa rotina, em todo lugar, em todo
instante. As menções nas redes sociais influenciam os rankings do seu site. Faça
posts que agradem seu público. Também influencia diretamente na autoridade.
Nota-se a grande importância de um SEO bem feito, ele influencia diretamente no seu
público, vendas, compartilhamentos e interações. O Search Engine Optimization é
fundamental para o crescimento empresarial e é um trabalho que deve ser feito
constantemente.
Muitas empresas, com grande potencial, param no meio do caminho porque não
sabem como ter um SEO eficiente.
Existem agências que oferecem esse serviço, mas vale a pena investir em SEO? Depois desse conteúdo, pode-se notar que se você não trabalha SEO, provavelmente não está sendo visto e está perdendo muito dinheiro.
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