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O que são Gatilhos Mentais?



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O que são os gatilhos mentais?

 

Gatilhos mentais são os estímulos recebidos pelo nosso cérebro que são capazes de influenciar na tomada de decisões, saber estimular esses gatilhos é algo extremamente importante no Marketing Digital, isso auxilia muito na geração de resultados positivos das suas vendas. 
Os gatilhos mentais podem levar as pessoas a optar por escolher uma coisa no lugar de outra, acabam sendo influenciadas pois os gatilhos são as decisões que o nosso cérebro toma para evitar um grande número de escolhas, como se fosse algum tipo de filtro que dá atenção apenas para as coisas que atraem, ou seja, os gatilhos mentais são como facilitadores na hora da tomada de decisões ou de atitudes. 
Alguns gatilhos mentais são muito fáceis de reconhecer em situações cotidianas, ao ler alguns você vai perceber que já foi influenciado por alguns, confira: 

 

Gatilho da Escassez


O conceito desse gatilho basicamente é “você só dá valor quando perde”, por exemplo, quando nos deparamos com alguma coisa que está acabando, a tendência é agir rapidamente, as pessoas costumam comprar mais rápido quando veem que o produto está acabando. O receio de acabar perdendo alguma oferta faz com que a pessoa realize a compra mais rápido. 
O gatilho da escassez também está ligado ao sentimento de urgência, onde as pessoas sentem a necessidade de adquirir aquele produto antes que ele acabe. O uso do gatilho da escassez deve ser feito de maneira correta para que possa funcionar, não deixe que as pessoas percebam que você está persuadindo

 

Gatilho da Urgência


O gatilho da urgência é bem parecido com o da escassez, é quando você tem urgência em sua necessidade, tomando decisões imediatas para adquirir tal produto. 
Mesmo sendo algo que você não tem necessidade de ter naquele momento, por ser uma coisa que tem prazo para acabar acaba influenciando as pessoas a comprarem. 

 

Gatilho da Novidade


As pessoas se sentem mais atraídas por ter algo novo, mesmo não estando precisando daquele produto, só por ser algo mais novo e mais atualizado faz com que a pessoa desperte um desejo para obter aquele produto, como por exemplo, um celular da atualidade, você pode não estar precisando desse produto nesse momento, mas se sente atraído e tentado a comprar apenas por ser algo novo. 

 

Gatilho da Prova Social


Um exemplo da prova social é: Você escolhe fazer tal coisa por que a maioria também faz, como por exemplo: Uma banda que você não conhece muito vai fazer um show em sua cidade, porém, todo mundo vai, logo você sente que também precisa ir, porque a maioria também vai. 

Agora você conseguiu entender como o nosso cérebro influencia na hora da tomada de decisões? Mesmo que muitas vezes as decisões são tomadas por conta de uma necessidade real, é muito comum acontecer de os gatilhos influenciarem na sua decisão de compra, ou seja, uma necessidade é gerada diante de uma determinada circunstância. 
A partir dessa influência que é causada pelos gatilhos mentais que as empresas elaboram suas campanhas, para que de alguma forma a pessoa se sinta influenciada em adquirir aquele produto. 

Essas foram algumas dicas da Webmundi sobre os gatilhos mentais, confira mais assuntos sobre Marketing Digital acessando o nosso Blog

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