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Qual a Diferença entre B2B e B2C?



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É ideal que você tenha uma estratégia diferente para cada tipo de público, manter a mesma estratégia de marketing para todos os tipos de público é fazer com que sua empresa chegue ao fracasso, é extremamente importante ficar atento aos diferentes tipos de estratégias ao se comunicar com o público. 

Uma das principais coisas a se observar é o modelo de operação usado no negócio, as empresas B2B e B2C tem públicos altamente diferentes, por isso, você não pode utilizar apenas uma estratégia de marketing. 

 

Quais são as diferenças entre os modelos B2B e B2C? 

 

Os negócios B2B basicamente são empresas que vendem para empresas, já os negócios B2C os clientes são pessoas físicas. 

É extremamente importante entender de uma forma clara a diferença entre esses dois tipos de mercado para que você consiga fazer a estratégia de Marketing correta. O jeito certo de fazer uma campanha de qualidade é apenas entender com clareza o B2B e o B2C. 

 

Diferenças entre o B2B e o B2C:

 

1- Tempo de Relacionamento

 

A principal diferença entre os tipos de negócio é o relacionamento entre cliente  empresa. No mercado B2C, onde se vende para o consumidor final, o espaço de tempo é mais curto, as coisas acontecem mais imediatamente, o espaço entre a entrada e a saída é cada vez menor. Por exemplo: se um cliente compra uma marca de shampoo hoje, amanhã ele pode decidir comprar o produto da concorrência, sem nenhum problema. 

 

No caso de uma empresa B2B, é de extrema importância calcular com inteligência antes de realizar a compra de qualquer produto, ou antes de fazer qualquer mudança. Como por exemplo: Uma empresa necessita de uma grande quantidade de shampoo, como essa compra é feita em grande quantidade, escolher um produto caro demais ou um produto sem qualidades causaria prejuízos a empresa. Trocar a marca do produto frequentemente aumentariam os riscos de problemas. 

 

Assim concluímos que: os clientes B2C tem uma maior liberdade para trocar produtos sem grandes consequências, já o cliente B2B precisa ter grandes garantias, costumam escolher uma solução para manter por um longo tempo. 

 

2- Critérios de Decisão

 

Os critérios de decisão mudam quando as vendas B2B e B2C são comparadas. O cliente B2B se baseia na razão, já o B2C mesmo sem perceber, é levado pela emoção com maior frequência. Isso acontece porque o B2B tem como critério comprovar os motivos de cada compra, mostrando por que o produto A será mais vantajoso do que o produto B. 

São necessárias análises, dados, estudos de outros clientes que já realizaram tal compra e que realizaram bons resultados com o produto.

 

O B2C a necessidade já não é tão forte, não tem necessidade de justificar o motivo da compra, por isso, fatores como embalagem, força da marca e recomendações de outras pessoas ajudam a alavancar as vendas de um produto B2C.

 

3- Pessoas envolvidas no processo da compra

 

O modelo B2B mostra mais complexo na sua essência, normalmente há mais pessoas envolvidas no processo de compra, o B2C conta com apenas uma pessoa: o próprio consumidor

Quanto maior for a empresa, mais pessoas estarão envolvidas no processo de compra. 

Algumas vezes, o interesse é gerado através de uma cotação de preços ou de uma pesquisa de preços e qualidade até chegar à decisão final. 

Em outras situações, o próprio decisor faz a pesquisa de preços e qualidade do produto, mas precisa consultar outros setores da empresa para chegar até a tomada de decisões. 

Quanto maior for a empresa, mais pessoas vão estar envolvidas no processo da compra. 

 

O B2C não depende totalmente da pessoa que fará a compra, o consumidor da modernidade busca alguma garantia, para conseguir filtrar as opções de produtos que existem no mercado, pois são muitos. Por isso, as pessoas conferem redes sociais, sites de avaliações, recomendações de amigos e familiares, e assim por diante. A decisão final da compra é do cliente, mas antes de comprar o produto ele fará uma pesquisa antes, em fontes de confiança. 

 

4- Ciclo de venda

O cliente B2C, mesmo com todas as pesquisas para saber se tal produto possui qualidade, demora menos tempo para realizar uma compra, fazendo sua escolha bem mais rápido do que um grupo de diretores de uma empresa. 

Já os negócios B2B podem demorar muito tempo por conta dos processos, podem levar até meses por conta do “vai e vem” até ser tomada uma decisão. 

 

É importante que você saiba a diferença desses dois modelos de negócio para ter uma base quando for criar Marketing de Conteúdo. Essas foram algumas dicas da Webmundi sobre esses diferentes modelos de mercado e clientes. Saiba mais sobre Marketing digital acessando o nosso Blog.  



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